11.1.11

Coral David de Sousa = Em Portugal pela Figueira

Em relação à sua actividade, é de sublinhar os inúmeros concertos realizados por todo o país, incluindo a região autónoma dos Açores, quer só, quer em parceria com outros agrupamentos, para além de promover, anualmente, na Figueira da Foz, os concertos de Natal e Páscoa, assim como Encontros e Festivais Internacionais de Coros (o XVI em 2004).
Grupo Coral David de Sousa - Uma história de sucessos

O Grupo Coral David de Sousa foi fundado em 1980 para assinalar a passagem do 1º Centenário do nascimento do seu patrono, ilustre maestro, compositor e instrumentista figueirense. Fez a sua estreia sob a direcção do maestro Duarte Gravato, reunindo oitenta coralistas amadores da cidade e região.
Em Abril de 1989, falecido Duarte Gravato, a responsabilidade artística foi confiada ao maestro Professor Adelino Martins(*). Após rigorosa estruturação, o Grupo Coral ressurge nesse mesmo ano, apresentando-se, na Figueira da Foz, nas comemorações do Dia Mundial da Música.
No âmbito do intercâmbio cultural com o estrangeiro, destaque para várias deslocações a Espanha, de norte a sul desse país, à Itália continental e Ilha da Sardenha, e a França.
Em 1997 foi distinguido pela Câmara Municipal, com a Medalha de Ouro da Cidade, como reconhecimento público pela divulgação do seu nome e pela acção efectuada em prol da cultura.
O seu vasto reportório é constituído por música sacra e profana, englobando peças do canto gregoriano, da polifonia clássica, espirituais negros, coros de ópera e temas de índole popular.
O Grupo Coral David de Sousa também se tem apresentado na vertente Coral-Sinfónica, tendo sido acompanhado pelo Grupo de Instrumentos de Sopro de Coimbra (GISC) e pela Banda da Região Militar Norte.
(ª) Diplomado pelo Conservatório Nacional de Lisboa com os cursos superiores de Composição, Canto de Concerto, curso de clarinete e saxofone bem como o Curso Geral de Piano. (Clicar nas fotos para melhor as visualizar)

Sem comentários: