4.10.11

Universidade das Artes inaugurada com 5 instituções

Foi inaugurado no passado sábado, dia 1 de outubro, o edifício municipal resultante do reaproveitamento das antigas instalações da Universidade Internacional.

Esta autêntica casa de cultura e de artes acolhe desde já uma mão cheia de instituições que, aqui sedeadas, mais e melhor poderão exercer as suas atividades: Coral David de Sousa, Tubo d'Ensaio, Associação de Amizade e das Artes Galego Portuguesa, Associação de Solidariedade Viver em Alegria / Universidade Sénior da Figueira da Foz, e assinale-se a atribuição de uma sede ao Sporting Clube Figueirense, um anseio de dezenas de anos.

Com espaços amplos e com uma amplitude de funcionalidades que se irão adaptando às especificidades de cada instituição, o local é arborizado e assim reúne condições para outras iniciativas de cariz cultural, artístico e até desportivo ao ar livre.

Dotado de um funcional auditório, poderão também ali ocorrer espetáculos, reuniões, debates, etc. E como se vai viver em comunidade, não será permitida a entrada e estacionamento de automóveis, somente cargas e descargas

Na inauguração, a comitiva camarária, visivelmente satisfeita, serviu de cicerone às centenas de pessoas que demandaram ao local, visitando os espaços atribuídos a cada uma das instituições. O vereador do pelouro da Cultura, António Tavares, salientou a oportunidade desta inauguração ocorrer no Dia Mundial da Música. O presidente João Ataíde incentivou as instituições a não pararem e a evoluir já que a Figueira da Foz também se desenvolve e cresce com a Cultura.

Para complementar a inauguração daquele espaço que aqui intitulamos de 'Universidade das Artes', assistiu-se durante o resto do dia a exibições de ginástica, de exposição e venda de artigos de bijouteria, música artística, caricaturas executadas pelo figueirense Rui Zilhão, aulas de bateria, a imprescindível atuação do Coral David de Sousa, apresentação de um livro, teatros, concertos entre outras mais iniciativas e espetáculos.
----------------------------------------------------------------
Outras fotografias do espaço:

Sem comentários: