1.6.12

Figueira da Foz = Festas da Cidade 2012

A Câmara Municipal da Figueira da Foz e a Figueira Grande Turismo apresentaram o programa das Festas da Cidade / São João da Figueira da Foz 2012, que este ano decorrem de 15 a 30 de junho.
Dando especial destaque às Freguesias do Concelho da Figueira da Foz, este ano as comemorações têm início com a Feira das Freguesias que decorre entre 15 e 22 de junho no seu lugar tradicional, a Praça da Europa, e onde a gastronomia não foge à tradição e satisfaz o palato das milhares de pessoas que anualmente visitam a feira. A animação de cariz popular anima todas as noites o recinto e arrasta até ao centro da cidade os melhores grupos de cada freguesia.
O ponto alto das festividades é sem dúvida a Noite de S. João. A Figueira da Foz enche-se de milhares de pessoas, martelos e manjericos!
No corrente ano mantém-se uma elevada participação das Freguesias nas Marchas Populares: Tavarede, Lavos, Paião, Bom Sucesso, Marinha das Ondas e Quiaios têm marchas representadas na avenida 25 de Abril, para um desfile que tem início às 22h00 na Rotunda do Galante. Também as Tunas Académicas da Figueira da Foz, a Imperial Neptuna Académica e a Bruna Tuna Universitária da Figueira da Foz marcam presença. O desfile termina com o esperado espetáculo piro-musical, que durante 10 minutos irá colorir e dar ritmo à noite mais longa do ano.
Nas ruas da cidade acendem-se as fogueiras dr São João: O Bairro Novo terá unicamente um palco situado na rua de São Lourenço, onde o arraial se mantém com o popular grupo TVE. Na zona do Vale a animação é organizada pela Grega Churrasqueira.
Na Figueira da Foz, entre a 01h00 e o amanhecer; as areias vão ser “movediças” na praia da claridade com o DJ Eduardo Patrão a animar o Banho Santo. Mas este ano a Festa do Banho Santo, é a dobrar… em Buarcos, com organização da Junta de Freguesia de Buarcos, a beira-mar estará pronta também para receber os seus banhistas.
Já no dia 24 de Junho realizam-se as comemorações religiosas do São João. Às 16h00 tem início a Missa Solene seguida da Procissão e a Bênção de Mar, junto à Doca de Recreio.
Pelas 22h00 realiza-se o 2º desfile das Marchas Populares no Coliseu Figueirense, onde serão apuradas as 3 melhores Marchas a concurso e a melhor marcha nas categorias de Música, Letra, Traje, Decoração e balões, Marcação e Cavalinho.
Este ano o público vai voltar a votar para eleger a Marcha do Público.
A encerrar as festividades temos a Festa da Sardinha do Coliseu Figueirense (28, 29 e 30 de junho) organizada pela Malta do Viso, e à qual afluiem anualmente cerca de 5.000 pessoas, que neste espaço degustam o menu mais típico de Portugal, a sardinha assada, broa e caldo verde. A animação também não vai faltar!
“-Apelo para que, paulatinamente, as Festas da Cidade tenham uma maior participação da comunidade porque, e no atual contexto económico-financeiro, é cada vez mais difícil garantir a sua sustentabilidade”, frisou João Ataíde.
Para este ano a FGT apresentou um orçamento de 105 mil euros, sendo que em 2011 esta verba foi de 140 mil euros.
São João (com) tradição é na Figueira da Foz!
(Alguns dados coligidos, com a devida vénia, do jornal “O Figueirense”)
(Clicar nos programas para melhor os visualizar)

Sem comentários: