18.2.13

Cerimónia de Tomada de Posse dos Órgãos Sociais da Associação de Dinamização e Promoção do Bairro Novo















Discurso de tomada de posse de Ana Machado, presidente da Direção da ADPBNFF:

"Não somos um grupo político. Se calhar nem somos um grupo cívico. Somos apenas, nestes tempos sem esperança, um grupo romântico que acredita que consegue fazer do Bairro Novo um bairro melhor se fizermos diferente. Fazemos parte de um bairro com 356 mil metros quadrados e, se adotarmos o jardim municipal, teremos mais 12 mil metros quadrados. 
É neste bairro que desagua a maior parte do turismo figueirense, porque também é aqui que estão 7 dos hotéis que existem na Figueira da Foz, não falando já do Casino e que, estando no coração do Bairro Novo, de uma forma ou de outra também projetam o nosso bairro. Vivem aqui de forma direta ou indireta mais de um milhar de pessoas. Podemos até habitar noutros locais, mas é aqui que ”realmente vivemos”. Conhecemos bem o nosso bairro e sabemos o que impede o seu desenvolvimento, o que às vezes não nos deixa ser felizes, por isso queremos ser ouvidos e tidos em conta quando se tomarem medidas a ele referentes. 
Não aceitamos que um técnico, por mais competente que seja mas sem sequer nos ouvir, decida o que é melhor para nós! Não nos importamos de pagar impostos, mas para isso têm que nos criar condições para gerarmos riqueza, para nós e para a Figueira da Foz. Já há muito que se reclama contra o estrangulamento do Bairro Novo por culpa das medidas tomadas a nível de trânsito, que nos isolaram, porque sem carros e sem estacionamento para eles não há pessoas, sem pessoas não há atividade económica e sem atividade económica não há receitas. Sem receitas os empresários procuram oportunidades noutros locais e o nosso Bairro ficará deserto. Fruto de um romantismo cívico nascido de uma página no facebook, o nosso Bairro, desde 7 de dezembro, já atraiu 11 empresários e mais 2 que estão a tratar de burocracias para aqui se instalarem. E todos acreditamos que é possível inverter o desalento que grassa por esse país fora, e é este entusiasmo que pedimos às entidades que agarrem, porque estamos de coração aberto prontos para ajudar, na certeza que existe no bairro muita criatividade pronta a ser majorada e usada ao serviço dos figueirenses e de quem nos visita. 
Estamos esperançados que nos oiçam e acatem algumas das nossas sugestões, por isso iremos amiúde marcar presença nas reuniões da Câmara e da Assembleia Municipal. Não queremos sentir falta de comunicação e de proximidade com as entidades que gerem o destino do bairro. Iremos estar atentos, ouvir as pessoas e desejar ter com todos um diálogo franco e de espírito solidário, que não precisará de recursos financeiros mas apenas de disponibilidade e de bom senso. 
Vivem-se tempos de chorar ou vender lenços para enxaguar lágrimas. Nós queremos vender os lenços! 
Não contem connosco para lamentos e para aceitar fudo como inevitável! Iremos trabalhar continuamente, e se não der certo de uma forma iremos experimentar de outra, mas nunca iremos baixar os braços! Está um bairro inteiro unido no mesmo objetivo de tornar o Bairro Novo um lugar bom para se viver, trabalhar ou visitar e tudo faremos para restaurar muito do glamour que já teve quando ombreou com Biarritz e Cascais. Iremos todos também, internamente e em termos individuais, fazer aqui e ali alguns ajustamentos como por exemplo na política de preços, horários e atendimento. 
Contamos com Associação Comercial e Industrial da Figueira da Foz para lá desaguar muitos dos nossos projetos e, agora que têm novo corpo diretivo e que alguns membros até são comuns a ambas as associações, esperamos muita cooperação. Não é mais possível continuar aguardar a oportunidade de agir. Porque ela ai está, desafiando-nos todos para o trabalho. 
Vamos a isso, todos somos precisos, pelo Bairro Novo, pela Figueira da Foz."

Discurso da tomada de posse de Jorge Simões, presidente da Assembleia Geral da ADPBNF: 
"Sras. e Srs: Em primeiro lugar quero agradecer a todos os que aqui se encontram para, de uma ou outra forma, participar nesta tomada de posse que nada mais é do que o formalizar dos projetos e anseios de um conjunto de pessoas que se preocupa com a sua terra. Importa salientar que a Associação de Dinamização e Promoção do Bairro Novo de Figueira da Foz não está ligada a partidos ou ideais políticos ou a interesses de qualquer ordem que não seja a motivação genuína de construir um futuro mais próspero para todos nós. Somos, como disse e faço questão de frisar, um grupo de cidadãos que, através das suas responsabilidades diárias e quotidianas, querem trazer dinamismo, empreendedorismo, vida, pessoas ao Bairro Novo. 
A Associação de Dinamização e Promoção do Bairro Novo de Figueira da Foz é isto mesmo, um projeto que visa trazer renovação à zona da cidade que já foi considerada a mais atrativa e nobre. Não somos saudosistas, muito pelo contrário. Não temos a ilusão de que podemos ter, como no início do século XX, uma colónia balnear que vive intensamente 3 meses por ano e resiste os restantes 9. Queremos traçar caminhos de modernidade para o Bairro Novo, nunca esquecendo a Rainha das Praias (a da Claridade) mas não nos deixando ficar (só) por aí. Também não somos derrotistas: apesar da grave crise que o país, a Europa e o mundo atravessam, e de sabermos que não é fácil enfrentar os tempos que se adivinham, decidimos trazer ânimo aos que aqui investem, trabalham e vivem.
Porquê!? 
Porque é nos tempos mais complicados que as pessoas se unem e voltam a reerguer o que parece impossível. Essa é a alma da Associação de Dinamização e Promoção do Bairro Novo de Figueira da Foz. Muitas são as iniciativas que temos em mente para dinamizar o Bairro Novo para que jovens se sintam atraídos para aqui viver com as suas famílias; para que empresários se sintam seguros para investir numa área da cidade que, na verdade, é a mais central de todas; para que mais pessoas disfrutem de um simples café, de fazer compras ou, simplesmente, apreciar a beleza entre o mar e a serra ali mesmo da Esplanada Silva Guimarães. 
Para que tudo isso seja possível queremos a participação de todos, para que o Bairro possa ser o "nosso" bairro outra vez novo. A todos lanço o repto para que nos ajudem nesta missão: a de colocar o Bairro Novo e a Figueira da Foz de novo "no mapa", promovendo ações de animação, cultura, artes e ofícios da nossa terra. Só assim ficaremos todos a ganhar. 
Apelamos a que mobilizem a vossa massa criativa, a que arregacem as mangas e pensem, projetem e proponham iniciativas para animar este nosso/vosso Bairro!"

Sem comentários: