16.8.17

Findagrim 2017 = Balanço e todas as classificações dos concursos e iniciativas








A FINDAGRIM - Feira Comercial, Industrial, e Agrícola de Maiorca realizou-se  de 9 a 13 de agosto de 2017 na Feira Nova de Maiorca por onde passaram milhares de pessoas ao longo de 5 dias de música, tradição, gastronomia, cultura e muita animação.
A FINDAGRIM teve como finalidade divulgar as potencialidades económicas e culturais da freguesia e região.
Estiveram presentes várias empresas da região a mostrarem as suas atividades e as suas potencialidades, a par de uma mostra de artesanato, sendo o número de expositores de 250, que mostraram as potencialidades e valências empresariais, associativas e culturais não só da vila de Maiorca mas de todo o Baixo Mondego.
O cartaz de espetáculos foi constituído por um leque de artistas consagrados a nível nacional (Némanus Cock Robin, Caelum, Miguel Araújo e Tony Carreira ), que foram antecedidos pelas atividades de várias freguesias do Concelho da Figueira da Foz, bem como do concelho de Montemor Velho e Anadia . No parque do Lago as noites  terminaram com a prestação de DJS. Na quarta feira devido ao forte vento que se fez sentir não foi possível, se realizar o concerto do David Carreira por causa da estrutura e da lona do palco principal terem cedido, logo não estavam reunidas condições de segurança para o evento se realizar.
Como é tradição realizou se o concurso de aventais e de potes tradicionais a par de um concurso do melhor arroz doce de Maiorca, tendo se realizado igualmente um passeio equestre pelas ruas da Freguesia de Maiorca.
Houveram tasquinhas e bares a cargo das Coletividades da Freguesia de Maiorca e a serviram a gastronomia local, onde se salienta a caldeirada de enguias, o arroz de cabidela e as enguias fritas e uma rica doçaria onde é rei o arroz doce confecionado com o arroz carolino produzido no Baixo Mondego. Pela 2º vez neste evento houve um Show Cooking  no Espaço Jomafal onde foram confecionados pratos como ameijoas à Bulhão Pato, arroz de tamboril, caldeirada de enguias e o famoso arroz doce de Maiorca feito com arroz carolino.
O 16 º  desfile de Carroças Tradicionais inserido na FINDAGRIM – ( Feira Industrial, Comercial e Agrícola de Maiorca), realizou-se no dia 13 de Agosto e teve como objetivo mostrar e valorizar animais que ajudaram o Homem no trabalho do campo nesta freguesia do concelho da Figueira da Foz. Antigamente os burros, as vacas e os cavalos faziam parte do quotidiano desta vila, quer na laboração de terra, no trabalho da eira, como no transporte de produtos agrícolas. Estes animais desfilaram engalanados, conduzidos pelos seus donos que foram trajados a  rigor, representado quadros vivos alusivos a temas rurais da região e do passado. Este desfile recria usos e costumes, fazendo reviver memórias já esquecidas aos que visitem a Vila por ocasião da FINDAGRIM. Este desfile irá teve a participação de cerca de meia centena de pasteleiras ( bicicletas antigas), cujos condutores foram trajados a rigor, bem como de charretes,cavalos e póneis , para além das Mulheres de Tavarede, de Gaiteiros , de um grupo de bombos , da Charanga do Paião, de um grupo Feminino de Gaitas de Foles “ Girafoles”  e a fechar da Escola de Samba “Gres a Rainha” .Este desfile voltou a impor-se como um dos momentos mais significativos da Findagrim ao evocar as “Raízes do Baixo Mondego” , que se baseiam na cultura ancestral do Arroz Carolino que por aqui foi introduzido no reinado de D Dinis no século XIII.
Classificações dos Concursos da Findagrim 2017: 
Classificação das Carroças Tradicionais:
1º Posto de Leite
2º Obra do Socorro do Inverno – Creche Drº Uriel Salvador
3º Matança do Porco
4º Anos 60 /70
5º Vestido de Chita 
Concurso de Aventais Tradicionais Adulto: 
1º lugar – Alexandrina Reis
2º lugar- Lucinda Fernandes
3º lugar- Elisabete Ligeiro 
Concurso de Aventais Tradicionais Infantil: 
1º lugar- Jéssica Torres Nunes
2-lugar- Benedita Gomes
3º lugar – Bruna Gil
4º lugar-Matilde Silva 
Concurso Potes com Flores Naturais: 
1º lugar—Maria da Conceição Araújo
2º lugar- Matilde Gois 
Concurso de Potes com Flores Artificiais
1º lugar Elisabete Ligeiro
2º lugar – Matilde Esteves 
Bar com a melhor decoração: 
Flok na Boiça 
Tasca com a melhor decoração: 
Associação Musical União Filarmónica Maiorquense 
Concurso de Arroz Doce de Maiorca: 
Manuela Silva.
A Comissão organizadora da Feira Industrial, Comercial e Agrícola de Maiorca -FINDAGRIM 2017- agradece a todos os que tornaram possível a realização e o sucesso desta edição, nomeadamente a todas as entidades, associações , voluntários, expositores , patrocinadores, participantes em palco e nos vários concursos e ao público presente. Provamos uma vez mais que a FINDAGRIM é o maior evento do nosso concelho e a Feira das Atividades Económicas do concelho da Figueira da Foz e um dos maiores eventos da região Centro, tendo sido visitado por 40 mil pessoas.
*************************************************************************************************
Em 2018 a FINDAGRIM irealizar-se-à de 7 a 12 de Agosto.

Sem comentários: